Algumas Técnicas para Planejar o Plano de Aula
No início de fevereiro participei de um curso de capacitação na Escola de Formação Paulo Freire, onde trocamos várias ideias e experiências sobre o planejamento da sala de aula. Orientados pela dinamizadora Daisy Tessari, Pedagóga e Pesquisadora da Educação, conhecemos um pouco mais sobre como elaborar um plano de aula mais eficaz.
No curso foi apresentado para os professores alguns conceitos e algumas técnicas de ensino que podem tornar as nossas aulas mais dinâmicas, com resultados surpreendentes a cada dia. Durante o curso foi apresentado o livro Aula Nota 10 - 49 Técnicas para ser um professor campeão de audiência - Autor Doug Lemov - Iniciei a leitura do livro e gostaria de dividir com vocês algumas técnicas discutidas no evento.
Diferenças entre técnicas e estratégias:
Técnica => ¨Seria o que você pode dizer ou fazer de forma específica. Pode ser aprimorada com a prática¨.
Estratégia => É o conjunto de procedimentos estruturados para alcançar os objetivos, orientando o aprendizado do aluno.
Alguma estratégias que levam a bons resultados:
- Ensinar com base nos objetivos curriculares;
- Usar dados,examinando resultados de avaliações;
- Planejar aulas impecáveis
- Selecionar conteúdos com alto rigor acadêmico
- Começar pelo fim => Ao planejar comece pensando qual é o objetivo a ser alcançado com o aluno no final da aula; como será a avaliação para verificar o aprendizado da turma; quais as atividades que você vai propor para a turma realizar e atingir o seu objetivo.
- Quatro critérios do objetivo=> Ele tem que ser Viável, ou seja, consegui em uma aula alcançar os objetivos com a turma; Definidor, se realmente o objetivo determina as atividades; Prioritário, se concentra no que é mais importante no caminho do aprendizado do aluno; Mensurável, consegue medir o aprendizado no final da aula.
- Deixe claro=> Quando pensar em um objetivo deixe claro qual é esse objetivo,escreva-o no quadro. Apresente para o aluno o que você quer alcançar, utilize uma linguagem simples e deixe-o exposto de forma visível.
- O caminho mais curto=> Propor atividades para alcançar o objetivo de forma mais curta e eficiente, envolvendo o aluno no aprendizado.
- Planeje em dobro=> Planejar o que seus alunos vão fazer em cada etapa da aula é tão importante quanto planejar o que você vai fazer e dizer.
- Faça o mapa=> Pense nas posições das carteiras que você quer no ambiente da sala. Organize a sala sinalizando qual a sua intenção para atingir o objetivo, mostre com desenhos no quadro.
- Entendeu? => Faça perguntas oralmente e atividades para descobrir e avaliar a aprendizagem dos alunos diariamente. Se o aluno não atingir o objetivo daquela aula, após a avaliação diária e percepção do aprendizado o professor pode rever o conteúdo na aula seguinte, mudando a forma de ensinar para atingir o grupo que não entendeu
Use pontes para manter a continuidade=> No meio da leitura de um texto o professor lê uma frase e o aluno lê outra;
Preencha oralmente a lacuna=> O professor começa e o aluno completa a frase lida, com uma palavra ou mais. Permite que o professor perceba quem realmente está acompanhando a leitura;
Marcador de lugar=> É usado para garantir que os alunos marquem onde pararam no texto, de forma que possam fazer uma transição rápida e imediata de volta a leitura depois de uma discussão.
Estas são apenas algumas técnicas das 49 que estão no livro. Ainda estou lendo, mas o livro não é para ser lido apenas uma vez, ele deve ser relido quantas vezes forem necessárias. Sabemos que muitos educadores já usam ou já usaram estas técnicas, mas vale a lembrança de usar sempre e diariamente, pois nunca é tarde para aprender e praticar novas ideias na sala de aula. Se você se interessar leia o livro, vale a pena!!!!!!
|
Aula Nota 10 - 49 Técnicas Para Ser Um Professor Campeão de Audiência
Autor: Lemov, Doug
Editora: Da Boa Prosa
Categoria: Ciências Humanas e Sociais / Pedagogia
Doug Lemov, especialista em efetividade do aprendizado, apresenta 49 técnicas para que os professores possam obter sucesso em fazer os alunos aprenderem. Além das 49 técnicas que englobam outras áreas.
Não esqueça de deixar o seu comentário ele é importante para mim.
Compartilhe suas experiências, ela pode me ajudar ou auxiliar algum colega que esteja precisando.
Obrigada!!!!!
|
Muito bom Ana Cristina, muitos somos "campeões de audiência" porém no corre-corre deixamos de atentar aos pequenos detalhes que fazem toda diferença para a Aula Nota 10 acontecer!
ResponderExcluirParabéns, Aninha. Sou tua fã!
ResponderExcluirExcelente.
ResponderExcluirExcelente material.
ResponderExcluir