quinta-feira, 21 de março de 2013

Dia Mundial da Água

Água fonte de vida

       Trabalhando  com os meus alunos sobre a Água selecionei este texto e procurei alguns videos para ilustrar.  Para assistir clique nas imagens  abaixo. 

                                                                     &&&&&&&&&&&&

     A água ocupa a maior parte do nosso planeta. Ela é encontrada nos oceanos, no gelo, em rios, lagos, chuvas, no ar que respiramos, no solo e abaixo dele (nos lençóis freáticos). 

    Além, desses locais, a água também está presente no nosso corpo e na constituição dos demais seres vivos. Ela corresponde, por exemplo, a cerca de 60% do corpo humano.

    A água é uma substância muito importante para a vida na Terra, pois todos os seres vivos necessitam dela para viver. Sem ela, as plantas e as algas não sobreviveriam.   A água também é necessária para hidratação e funcionamento do nosso organismo, preparação de alimentos, limpeza do corpo, das roupas e dos locais em que vivemos, etc. Além disso, é muito utilizada na indústria, inclusive na fabricação de remédios e objetos. As usinas hidrelétricas também utilizam a água para gerar a energia elétrica, que chega às nossas casas.    

Clique e assista a música



Apesar de encontrada em muitos lugares, somente uma pequena parte de água está disponível para os humanos e outros seres vivos.
Além de existir uma quantidade pequena de água doce disponível, ela tem sido desperdiçada e poluída por esgotos, material tóxico e lixo; diminuindo sua oferta para os seres humanos e prejudicando a vida marinha.
Clique na imagem ao lado e veja um video sobre poluição marinha
Assim, é preciso criar a consciência da importância de se cuidar bem desse bem precioso. Evitando o desperdício de água, cada pessoa estará contribuindo bastante para a conservação dela. 

Clique e veja como você pode evitar o desperdício de água

                                         
                        


Você também pode ajudar faça a sua parte!!!! 
Se quiser se aprofundar mais no tema assista as aulas da Educopédia -4º ano - Ciências - aula 3 - Planeta Água


Links para objetos de Aprendizagem:

http://www.educopedia.com.br/



Um comentário: