terça-feira, 12 de março de 2013

Projeto Meio Ambiente


        O lugar onde vivemos

Pensei em fazer um projeto que levasse os meus alunos da Ed. Infantil a refletir sobre suas ações em relação ao lugar em que eles vivem, estudam, brincam e moram. O meu objetivo era incentivar e mudar pequenas atitudes. Ampliar o conhecimento de mundo e levá-los a descobrir a relação do ser humano com a natureza. Perceber que as mudanças de pequenos hábitos no dia-a-dia podem fazer a diferença; conscientizar que eles vivem nesse mundo e que precisam cuidar dele para viver bem, para brincar com saúde e responsabilidade.
Tive a ideia de passar para eles um vídeo que mostrava toda a cidade do Rio de Janeiro. E foi ai que tudo começou:
         
              Fomos assistir o vídeo: Um passeio aéreo pelo Rio de Janeiro, apresentando os pontos turísticos da cidade e mostrar o lugar onde eles moram. Depois de refletir e conversar sobre o vídeo, expliquei que algumas pessoas estavam tentando destruir este lugar tão bonito. Apresentei para eles várias fotos da cidade onde tinham muita poluição, mostrando o que acontece na natureza.


  •      Após a apresentação das fotos, levando-os a refletir para saber se aquilo era uma coisa boa ou ruim, perguntei à eles fazendo uma comparação qual seria o melhor lugar para morar e porquê? Depois de ouvir os relatos dos alunos e de conversar bastante sobre as fotos apresentadas, perguntei quem gostaria de cuidar da natureza para ela continuar assim tão bela?    Os alunos estavam bem empolgados, então propus que fossemos para a sala de aula e que fizéssemos desenhos sobre a natureza, sobre tudo aquilo que vimos no laboratório e conversamos, para depois montar um cartaz sobre o meio ambiente. 
  •      No dia seguinte fizemos um passeio ao redor da escola e pedi que olhassem e observassem tudo em volta. Deixei que ficassem bem a vontade, pois queria  que eles percebessem o ambiente, o lugar onde eles estudavam.  Depois do passeio fomos para a sala e perguntei a eles o que eles achavam que fazia parte do meio ambiente? Fui registrando tudo no blocão.     Aproveitei o interesse dos alunos para apresentar uma música que fala sobre o planeta terra. Cantamos, dançamos e dramatizamos a música. Depois perguntei: O que uma criança, mesmo sendo pequena pode fazer para proteger a natureza? Os alunos estavam interessados, todos queriam falar, fui registrando tudo. Neste mesmo dia pedi que os pais trouxessem gravuras sobre o meio ambiente, para fazer um trabalho com os aluno No dia seguinte, os alunos estavam ansiosos para mostrar as gravuras que tinham trazido. Cada aluno falou sobre a sua gravura. Fizemos uma seleção dividindo as gravuras e os alunos em dois grupos: ambiente poluído e ambiente limpo. E montamos dois cartazes. Cada criança colou a sua gravura e escolheu o grupo que queria participar. O que mais chamou a atenção dos alunos foram gravuras de peixes mortos e rios poluídos, pois perto de onde eles moram passa um rio que às vezes enche e traz mau cheiro. Aproveitei para perguntar o que a poluição pode causar nas pessoas? Fizemos um trabalho de arte que caracterizava rio poluído e rio limpo, com desenhos dos alunos e colagem de papel para  c complementar.

  •       Cada dia eu trazia uma novidade para incentivar e fornecer informação necessária para os alunos                      promovendo um aprendizado significativo. Durante a semana pedi  aos pais que  enviassem   algumas embalagens vazias, para reciclar. No dia marcado para trazer o  material,  sentamos   na   rodinha   e fizemos a exploração de tudo que eles trouxeram.  A primeira etapa foi selecionar o material separando por grupos, garrafa e copos plásticos, caixas de papel, latinhas. Depois na segunda etapa, com a ajuda dos alunos, contamos cada peça e registrei o número encontrado   em cada   grupo. No terceiro momento escolhemos com qual material iríamos   trabalhar   primeiro   para   montagem  dos objetos e o que iríamos fazer.                                                         .     
  • Próxima etapa montar os objetos e organizar a  exposição  de   tudo   que foi planejado. 
  








  • Procurei organizar atividades que fossem relevantes no processo de   aprendizagem  e  que me ajudassem nos resultados.
            


 Foi um trabalho e tanto, mas valeu a pena!!!!
Este trabalho foi realizado com os meus alunos da Educação Infantil  da Escola Municipal
 Helio Smidt 
em 2011



  

Um comentário: