quarta-feira, 24 de abril de 2013

Conquistando um novo território


A conquista das terras brasileiras 

Ampliando o conhecimento  sobre a História do Brasil, organizei este texto para debater na sala de aula com a minha turma. 
Resolvi colocá-lo no blog e  dividir com vocês.

  
         No ano de 1500, precisamente no dia 22 de abril, chegam ao Brasil treze caravelas portuguesas, lideradas por um navegador conhecido como Pedro Álvares Cabral. 
      Atravessando o Oceano Atlântico, do norte para o sul, um grande monte foi avistado. Eles estavam desembarcando em Porto Seguro, na Bahia. Na incerteza daquela descoberta se tratar de uma ilha ou um continente, primeiramente a chamaram de Monte Pascoal, pois a data correspondia à Páscoa. Na verdade, os portugueses acreditavam que tudo era apenas um grande monte, até que Cabral suspeitou que existia uma faixa de terra também, chamando o local de Ilha de Vera Cruz. Após outras expedições portuguesas na região, foi descoberto que não se tratava de uma ilha, mas sim de uma enorme área continental, fazendo com que novamente o nome fosse alterado para Terra de Santa Cruz.  Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, o nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
                                                                 Imagem 1   
                                                   
            Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Diante do fatos de os dois terem as mesmas ambições, e  para evitar as guerras pelas posses das terras, Portugal e Espanha fizeram um acordo (Tratado de Tordesilhas), dividiram as terras com uma linha imaginária e cada um podia explorar uma parte.   O governo de Portugal não se  preocupou muito em ocupar as terras brasileiras. Seu maior interesse, durante esse período, estava na extração do pau-brasil, obtido ao longo do litoral da nova terra descoberta. Para  realizar o extrativismo do pau-brasil, levando toneladas de madeiras para a Europa, eles usavam os indígenas para fazer a exploração e davam em troca objetos como espelhos, apitos e chocalhos.           
       Para facilitar a exploração, os portugueses criaram as feitorias, uma espécie de depósitos para armazenar o pau-brasil antes de enviar para a Europa. As primeiras feitorias foram criadas nas regiões do Rio de Janeiro, Pernambuco, da Bahia  e de São Vicente (arredores de São Paulo). 
          A partir de 1530, após a expedição de Martin Afonso de Souza, Portugal passou a se interessar mais pelo Brasil. Além disso, muitos piratas estrangeiros roubavam ilegalmente o pau-brasil. Martin Afonso de Souza fundou no ano de 1532 os primeiros povoados do Brasil, as Vilas de São Vicente e Piratininga (atual cidade de São Paulo). No litoral paulista, eles logo desenvolveram o plantio da cana-de-açúcar. 
          Para desenvolver a produção do açúcar, os portugueses utilizaram nos engenhos a mão de obra escrava, os primeiros a serem escravizados foram os indígenas, posteriormente foi utilizada a mão de obra escrava africana, o tráfico negreiro neste período se tornou um atrativo empreendimento juntamente com os engenhos de açúcar.

                                        Pau-Brasil

http://www.historiadobrasil.net/descobrimento/
http://www.brasilescola.com/historiab/colonizacao-brasil.htm
http://www.arvoresdf.com.br/especies/exoticas/pau-brasil.htm

                                   Espero que este texto possa ter contribuído com o seu aprendizado!

Nenhum comentário:

Postar um comentário