terça-feira, 11 de março de 2014

Mundo dos animais.



Descobrindo os animais vertebrados e invertebrados


ANIMAIS VERTEBRADOS

Os animais vertebrados possuem vértebras que formam a coluna vertebral.
Os animais vertebrados são classificados em 5 grupos: 
mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes. 

  

Mamíferos:  são animais vertebrados e alimentam-se do leite da mãe após o nascimento. Uma outra característica comum a todos os mamíferos é a presença de pelos em seu corpo. O ser humano, o cachorro, o gato, elefante, leão e o cavalo são exemplos de animais mamíferos. As baleias e os golfinhos também são mamíferos, no entanto são animais que vivem na água. 

Aves:  são animais vertebrados que nascem de ovos. Elas possuem bico, asas e o corpo coberto de penas. A galinha, o pato, o avestruz, o beija-flor, o ganso e periquito são alguns exemplos de aves. 

Répteis: são animais vertebrados que geralmente nascem de ovos. Ele tem o corpo coberto de escamas, placas duras ou carapaças. Entre eles encontramos as cobras, os jacarés, as tartarugas e as lagartixas.

Anfíbios:  A característica mais marcante dos anfíbios é o seu ciclo de vida dividido em duas fases: uma aquática e outra terrestre. Sofrem metamorfose e se transformam com o tempo.
Em geral, a primeira fase desses animais é de vida aquática. Ao longo dessa fase, eles desenvolvem patas, fazendo com que possam viver tanto na água, quanto em terra firme.
São animais de pele fina e úmida. Exemplos de anfíbios são as rãs, as salamandras e os  sapos.

Peixes: os peixes são animais vertebrados aquáticos, que possuem barbatanas ou nadadeiras sustentados por ossos ou cartilagens. Eles possuem respiração branquial, ou seja, respiram o oxigênio na água pelas branquias  e na sua maior parte tem o corpo coberto por escamas. 

ANIMAIS INVERTEBRADOS

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem vértebras. Esses animais são encontrados na água, na terra e até mesmo dentro do solo. Os invertebrados incluem todos os animais sem coluna vertebral. Dentre os invertebrados, os mais numerosos são os artrópodes (como insetos, aranhas, escorpiões e crustáceos) e os moluscos (como caracóis, lesmas, mariscos, lulas e polvos). Veja exemplos de invertebrados :
Alguns animais invertebrados que vivem na água

- Polvo

-Camarão
-Ouriço-do-Mar
Alguns animais invertebrados que vivem na terra 
-Besouro
-Gafanhoto
-Mosca
-Minhoca
Clique na imagem abaixo e assista um vídeo sobre os animais.


VOCÊ SABIA...
Há cerca de 2 milhões de espécies identificadas como invertebrados. Estes 2 milhões de espécies compõem cerca de 98% total de animais identificados em todo o reino animal, ou seja, 98 entre 100 tipos de animais no mundo de hoje são invertebrados. Por outro lado, os vertebrados apenas formam de 2% das espécies de animais, incluindo os seres humanos.

Vamos brincar e conhecer o mundo animal!

Clique na imagem

 

Clique nas imagens abaixo e assista os vídeos. 

1º neste da borboleta.                                                       Depois no sapo.
               

3 comentários:

  1. Tia Ana Gostei da aula dos animais. Beijos Leonardo

    ResponderExcluir
  2. eu gostei muito da matéria dos animais você e a minha melhor professora beijos Leonardo

    ResponderExcluir
  3. oooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii tia eu nao fui a aulapor que eu estava com uma dor de cabesa eu aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaadorei a sua aula

    ResponderExcluir