terça-feira, 7 de abril de 2020

 Dia Mundial da Saúde

O Dia Mundial da Saúde foi criado com a finalidade principal de conscientizar a população sobre aspectos envolvidos com a saúde de um indivíduo.
O objetivo dessa comemoração é conscientizar a população a respeito da importância de manter o corpo e a mente saudáveis e também falar de alguns problemas de saúde que atingem a população mundial, alertando sobre os riscos e ensinando sobre a prevenção.

Este dia, comemorado em 7 de abril, é uma data, criada em 1948 pela Organização Mundial da Saúde, que tem como objetivo conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a saúde populacional. Essa data foi estabelecida para coincidir com a de fundação da referida organização, e foi comemorada, pela primeira vez, em 1950.
Atualmente os países do mundo inteiro estão passando por uma pandemia do novo coronavírus. E você sabe o que significa pandemia?

Pandemia é um surto de uma doença que ocorre numa grande área geográfica e afeta uma proporção excepcionalmente alta da população, atingindo vários países.

Em uma mensagem especial dedicada ao Dia Mundial da Saúde, o secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, destacou que a data é marcada em um ano particularmente difícil para todos nós, pois temos um vírus infeccioso que está se espalhando muito rápido.


Ele lembrou que 2020 é o ano internacional das(os) profissionais de enfermagem e obstetrícia, "Às(os) enfermeiras(os) e parteiras(os) do mundo: obrigado pelo seu trabalho. Nestes tempos traumáticos, digo a todos os profissionais de saúde: estamos com você e contamos com você. Vocês nos deixam orgulhosos; vocês nos inspiram. Somos gratos a vocês. Obrigado pela diferença que estão fazendo, todos os dias e todos os lugares.” disse Guterres.



Quero aproveitar o dia de hoje e lembrar a vocês dos cuidados que devemos ter para mantermos uma vida saudável. Abaixo deixo várias atividades para você aprender brincando e não esquecer de lavar as mãos para se prevenir do novo coronavírus e outras doenças.







Segundo o Art. 196 da Constituição Federal de 1988“a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”





Quero agradecer com todo carinho aos médicos, enfermeiros
 e agentes de saúde, que fazem muito bem a nossa vida!
Muito obrigada!

Espero que você tenha aprendido um pouco mais, 

deixe aqui o seu recadinho.







Fontes:

Nenhum comentário:

Postar um comentário