sexta-feira, 5 de abril de 2013

Educar é preparar para a vida



Estava procurando uma mensagem para minha reunião com os pais, encontrei este texto da Luisa Lessa, fiz algumas adaptações e os pais adoraram. Resolvi dividir com vocês, pois realmente vale a pena!

        Fala-se muito em educação para o sucesso, mas é fato que é mais importante ser feliz do que bem-sucedido. Embora a realização seja fundamental, quando chega sem felicidade é a pior forma de fracasso. Muitos pais querem definir para os filhos o que significa sucesso: ser empresário, ser arquiteto, tornar-se médico, advogado, economista, juiz, engenheiro etc. Mas isso não é tarefa simples, desejar isso aos filhos e conduzi-los a esses caminhos há uma distância abismal.
       É preciso, aos pais, saber preparar os filhos para a vida.  É preciso orientar, saber dizer “SIM” e dizer “NÃO” quando necessário. Essas ações exigem coragem, mas, particularmente, AMOR. Quem ama cuida para a vida e não para si.
Que tal mudar de atitude e passar a estimular a autonomia dos filhos ao invés de ficar comprando, todos os caprichos e vaidades? Amar é ensinar a caminhar, dar liberdade, ensinar a conquistar espaço no mundo.
Os pais precisam colocar limites para os filhos crescerem, não apenas de tamanho, mas em atitudes e respeito aos outros. Esse filho é um ser com uma quantidade enorme de energia, que precisa, desde cedo, ser bem canalizada. Essa pessoa precisa aprender a gerenciar essa energia adequadamente e, para tanto, precisa de um enquadramento e um direcionamento que, principalmente, ao pai cabe dar.
Também é importante que pais e mães possam ser amigos de seus filhos, mas, antes de qualquer outra coisa, por amor a eles os pais têm o dever de educá-los, de colocar limites, estabelecer proibições. Os filhos necessitam de pais e mães mais próximos, mas precisam, igualmente, de pais que saibam dizer não, saibam estabelecer limites entre suas vidas e a vida dos filhos.
Para educar um filho não há fórmula ou manual que se possa seguir, pois cada filho e cada pai e mãe são únicos em sua natureza. Todos precisam ser respeitados. As pessoas escolhem com quem vão casar, de quem serão amigos, mas não escolhem os filhos, assim como os filhos não escolhem os pais. De toda forma, é preciso saber conviver com eles e orientá-los.  De tudo uma coisa é certa: Educar é também frustrar; é dizer não e contrariar a vontade do filho, quando necessário. Quem ama cuida bem.
Educar também envolve dizer e ouvir o “não”. Significa ensinar que para cada ato existe uma consequência e para cada regra quebrada, uma punição. Significa mostrar que o mundo não gira ao seu próprio redor. Por mais duro que pareça, aquela negativa ou aquela bronca, que parece ser tão difícil de pronunciar, também é um ato de proteção, um ato de amor. Se amar significa querer fazer o melhor por alguém, que tal criar os filhos para serem pessoas melhores e honradas? Educar para a vida é a maior prova de amor que existe. Você precisa educá-lo para viver em harmonia em todos os ambientes e não só dentro de casa.
Então, é preciso entender que o excesso é prejudicial em todos os sentidos, inclusive o amor sem limites. Educar envolve muito mais do que o instinto de proteção, mas também a dura missão de educar para a vida, tornando-os responsáveis por uma vida melhor.

                                                       Adaptação do texto de Luisa Lessa

No final da reunião os pais levaram um cartãozinho enfeitado pelos alunos com os dizeres:                                                          

                                                                        Você é a 
                                                            pessoa mais importante
                                                                  da  minha vida!
                                                              Hoje sou pequeno
                                                                     e caminho
   Seguindo os seus passos.

Amanhã serei adulto
       E seguirei sozinho os passos 
que você me ensinou.

   Obrigada por você existir e
      se preocupar  tanto comigo.
_________________







Um comentário:

  1. Adorei sensacional!!! Obrigada por suas ideias e ações vou compartilhar com minhas colegas. bjão

    ResponderExcluir