sábado, 19 de janeiro de 2013

Formação Continuada para Professor- Parte 3


A Leitura  e o Professor

Entre livros e leitores há importantes mediadores.  O mediador mais importante é você, professor, figura fundamental na história de cada um dos alunos. Por isso você precisa  revelar-se um leitor dedicado e uma fonte de referência para as crianças. Não há receitas a seguir, mas cabe ao professor procurar o melhor caminho a ser percorrido. No entanto, para que  haja êxito na formação do leitor, precisamos efetivar uma leitura estimulante, reflexiva, diversificada, crítica, ensinando os alunos a usarem a leitura para viverem melhor.
A formação de leitores depende muito da relação que o professor estabelece com os livros, com objetivos claros entre a equipe escolar. Assim, antes de iniciarmos as atividades com os alunos, é importante que você conheça com o acervo da escola.
Lembre-se que os primeiros contatos com o livro são fundamentais para a formação de um futuro leitor. É importante dispor os livros de maneira que o leitor possa escolher pelas capas e títulos. Ao conhecer o acervo, você pode apresentá-lo de forma lúdica e interessante aos leitores. Use e abuse de diversos recursos: varal de poemas, mural com reprodução de capas, teatros, fantoches, cestos com diversos trajes e objetos para dramatizações, tapetes, almofadas, gravadores, etc.Ofereça aos alunos opções variadas de leitura, diversifique bastante os textos a serem lidos e também a forma de ler. Ao desenvolver o livro, estimule a criança a comentar o enredo, os personagens, as ilustrações. Você pode recontar a história lida e confeccionar os personagens e objetos mais importantes. Também pode criar outros livros, partindo do reconto da história. Outra sugestão é fixar cartazes nas paredes com opiniões das crianças sobre os livros de que mais gostaram. Procure envolver os pais no projeto de leitura. Com a parceria da família, o ambiente alfabetizador fica mais fácil.
Então, para formar leitores, é preciso que a prática de leitura seja freqüente, todos os dias, com horário diário e muita empolgação! Você mais do que ninguém, sabe os assuntos de maior interesse para eles.
Leia e releia muito para os alunos, procure envolvê-los com um ritmo adequado, uma entonação caprichada e compatível com o gênero textual, usando todos os recursos possíveis para cativar seus ouvintes.
Enfim, o importante é que todos tenham acesso aos livros e que você seja o protagonista dessa história que vai dar início a muitas outras histórias.

No próximo capítulo você irá encontrar algumas fotos, com várias sugestões. Veja como é fácil, basta querer e começar.

Fonte: Mec - Pró-letramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário