sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Formação Continuada para Professores - Parte 2



Capítulo II - Atividade de leitura na sala de aula

As atividades de leitura podem ajudar no trabalho do professor, mas não existem receitas prontas. 
Durante as várias formas de trabalhar com leitura em sala de aula, a apresentação oral de um texto lido é uma das maneiras mais simples e ao mesmo tempo mais eficientes de despertar o gosto pela leitura. Ao permitir o uso da biblioteca para o aluno escolher a obra que mais lhe agrada, você estará estabelecendo o contato com os livros. O fato de poder ver e tocar os vários volumes, as várias ilustrações, faz com que o aluno desenvolva uma espécie de leitura sensorial. Manuseando os livros, as crianças podem escolher a ilustração que mais despertar a atenção, mas há outros itens que apelam aos outros sentidos como o olfato e o tato. Desta forma, a ida a biblioteca é tão importante para a criança. Quando você vai comprar uma roupa, não acha uma grande diferença entre ver a foto num catálogo e sentir com as mãos a peça, percebendo os detalhes? Pois é, também com os livros isso pode acontecer, por isso é importante que o aluno veja e toque no acervo.
Você também pode fazer em sua sala de aula a ¨hora do conto¨. Selecione um momento da aula para ler, seja uma crônica, um conto, uma poesia, um livro inteiro com pouco texto e muitas ilustrações... Mas é interessante que também exercite com os alunos a leitura de obras mais extensas. Neste caso, escolha trechos que achar mais interessante e leia para os alunos, despertando o interesse para conhecer o restante da história. Ou se preferir leia a cada dia um pedaço da história, ficando o suspense para o dia seguinte.
A escolha do momento da leitura é um detalhe importante: é bom que a turma esteja bem disposta e não cansada ou com fome. Você pode, por exemplo, pedir para que se sentem no chão em esteiras ou almofadas, bem à vontade, para depois começar a contar a história. 
                   
      ¨ Leve em consideração a  organização do tempo escolar. Evite que o momento da leitura coincida com o final da aula. Coloque sua imaginação  e criatividade para funcionar, não esqueça da entonação da voz e de outras estratégias, e lembre: o estímulo depende de você¨. 
                                                                           


  Veremos mais estratégias no próximo encontro....




















Nenhum comentário:

Postar um comentário