terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dislexia


SAÚDE

Dislexia: o que é, como identificar e tratar


Dificuldade de aprender, indisciplina, preguiça e desatenção podem ser frutos da dislexia 


crianças, ir, escola



Tem criança que aprende fácil, fácil, a ler. Outras demoram um pouco, mas acabam aprendendo também. Com outras o processo é bem mais difícil: são meninos e meninas atormentados pela dificuldade de entender letras e algarismos (o “b” vira “d”, o “16 se torna “61”), apesar de ter enorme talento em outras atividades – esportes, por exemplo.


“Cerca de 5 a 10% da população mundial em idade escolar apresentam deficiência na leitura e na escrita”, explica o neurologista e neuropediatra Mauro Muszkat. “E é esse problema, a dislexia, uma das causas da evasão escolar no País.”


Quem sofre de dislexia não consegue identificar as letras de uma palavra, e por isso o problema se torna perceptível durante a alfabetização. Ela se atrapalha com o que a professora escreve no quadro-negro – números incluídos. Certo é que a criança disléxica, embaraçada, foge da classe para não ter de ler perante os colegas. É importante, porém, procurar um especialista antes de taxar as crianças com dificuldade de leitura como disléxicas. São os neurologistas, fonoaudiólogos, psicólogos e psicopedagogos que ajudam a diagnosticar e tratar o distúrbio.


http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/dislexia-como-identificar-tratar-730642.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário