quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Formação Continuada para Professores - Parte 1



Capítulo I - A Leitura na escola

Para que nossos alunos se tornem leitores, e para que a leitura seja uma prática em suas vidas, é preciso que ela comece a se tornar uma prática também na escola. É no ambiente escolar em que eles mais terão contato com materiais diversos de leitura.
Na vida de muitas crianças, é o professor que desempenha a função de apresentar-lhes os livros, e ajudá-los a escolher um dentre os vários títulos, estimular a leitura e ensinar a  maneira de ter acesso aos livros por meios das bibliotecas.
É importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias, que não ocupem apenas o tempo que sobrou no  finalzinho da aula. Leitura e escrita precisam ser planejadas, como atividades cotidianas, não só entre os alunos, mas também entre nós professores.
Há diversas maneiras de se fazer isso, vários caminhos, porque sabemos que nem tudo funciona da mesma maneira, em turmas diferentes. Converse com seus colegas e compartilhe com eles as suas estratégias de leitura, pois a sua experiência pode ser muito interessante para ele, e vice-versa.
Você pode ler para os seus alunos e pode ler com os alunos. Pode usar histórias lidas e ouvidas como estímulo para a escrita dos alunos. Podemos ler e depois fazer um exercício de escrita, como, também podemos ter atividades 
de leitura que não sejam acompanhadas de exercício algum,porque a leitura já é, em si, uma atividade. 

Atividade para reflexão:

Converse com seus colegas, pais dos alunos e outros funcionários da escola a respeito das histórias de leitura de cada um deles. Como foi que aprenderam a ler? Quais os livros marcaram a sua infância ou adolescência? Que livros eles indicariam? 
Isso pode ajudá-lo a planejar e a diversificar as atividades de leitura na escola. Experimente e depois voltamos no próximo capítulo com mais ideias pra trocar.

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