Capítulo I - A Leitura na escola
Para que nossos alunos se tornem leitores, e para que a leitura seja uma prática em suas vidas, é preciso que ela comece a se tornar uma prática também na escola. É no ambiente escolar em que eles mais terão contato com materiais diversos de leitura.
Na vida de muitas crianças, é o professor que desempenha a função de apresentar-lhes os livros, e ajudá-los a escolher um dentre os vários títulos, estimular a leitura e ensinar a maneira de ter acesso aos livros por meios das bibliotecas.
É importante que, na sala de aula, a leitura e a escrita não sejam atividades secundárias, que não ocupem apenas o tempo que sobrou no finalzinho da aula. Leitura e escrita precisam ser planejadas, como atividades cotidianas, não só entre os alunos, mas também entre nós professores.

Você pode ler para os seus alunos e pode ler com os alunos. Pode usar histórias lidas e ouvidas como estímulo para a escrita dos alunos. Podemos ler e depois fazer um exercício de escrita, como, também podemos ter atividades
de leitura que não sejam acompanhadas de exercício algum,porque a leitura já é, em si, uma atividade.
Atividade para reflexão:
Converse com seus colegas, pais dos alunos e outros funcionários da escola a respeito das histórias de leitura de cada um deles. Como foi que aprenderam a ler? Quais os livros marcaram a sua infância ou adolescência? Que livros eles indicariam?
Isso pode ajudá-lo a planejar e a diversificar as atividades de leitura na escola. Experimente e depois voltamos no próximo capítulo com mais ideias pra trocar.
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